Origem da raça:
Muitos acreditavam que a raça Maltês tinha origem no país Malta, mas por se tratar de uma raça milenar a sua origem não é muito certa. O que se sabe é que são naturais da Bacia Central do Mediterrâneo, não sabendo ao certo seu pais de origem. Pertencente à classe cães de companhia, adaptam com facilidade a rotina dos seus tutores.
Este bicho é o bicho: https://www.youtube.com/watch?v=YsNMKEKYuNw
Temperamento:
São cães muito afetuosos, que adoram fazer festa, pedir colo e carinho. Com estranhos podem ser um pouco mais reservados, seu latido deve ser trabalhado desde sua chegada a casa, para que essa tendência não torne um problema comportamental.
Cuidados:
Pelagem: Sua pelagem exige muita atenção, sendo necessário escovação a cada dois dias e idas regulares a pet shops. O lacrimejamento normalmente mancha a região abaixo dos olhos, o que necessita um cuidado diário com sua limpeza.
Atividade física: É um cão de fácil tratamento no quesito atividade física, podendo ser facilmente cansado com brincadeiras em casa, enriquecimento ambiental e passeios curtos.
Ansiedade de separação: Não gostam de ficar muito sozinhos, podendo desenvolver ansiedade de separação.
Saúde:
Malteses geralmente sofrem de alergias crônicas e problemas de pele, além de terem problemas nos joelhos. Outros problemas de saúde incluem doenças oculares, cardíacas e epilepsia.
Curiosidades da raça:
* É comum ver anúncios de Maltês micro, número zero ou de bolso. Na verdade esses são apelidos dados a exemplares menores da raça, pois não existem variedades oficiais de tamanho.
* Sua pelagem é ideal para pessoas alérgicas pois perdem pouco pelo e tem pouca variedade de caspas.
Bibliografia:
Livros – Cães os amigos mais fiéis do homem,Cães Dr.Bruce Fogle, Larousse do cão e do cãozinho e revista Cães e Cia.