O que é?
Cão de guarda é um animal muito bem treinado, que deve ser escolhido por criadores responsáveis e conhecedores da raça, porque por mais que a raça seja adequada para guarda, isso varia de cão para cão. Eles podem conviver com familiares, andar no carro e participar da vida social da pessoa, eles tem comando de soltar e também de morder e normalmente mordem em locais específicos.
Mitos sobre cães de guarda
*Tem que ser bravo?
Não, o cão bravo não serve para guarda,pois sua braveza além de ser um perigo para a sociedade é também um perigo para os moradores da casa. Um cão que tenta avançar em crianças ou pessoas que não demonstram nem um pouco de perigo, só passam para mim a insegurança ou distúrbio de comportamento. Ambos são muito perigosos, pois cães assim podem atacar qualquer um, inclusive seus donos.
*Tem que ficar preso?
Não, na verdade um cão que é privado de socialização ou não pode desfrutar da companhia dos seus “familiares” humanos podem se tornar um perigo, pois ninguém tem controle sobre o animal.
Cães de guarda devem ficar na frente da casa?
Em minha opinião não, os cães de frente aprendem a reagirem sempre quando passa alguma pessoa na frente da casa, e eles acabam aprendendo que latir faz com que aquelas pessoas vão embora e também possibilita alguém de fazer crueldade com os animais.
Quais as raças mais utilizadas?
Pastor Malinois:
Rottweiler:
Pastor Alemão:
Doberman: