Origem da raça:
O nome está relacionado com a sua área de utilização inicial, nas fronteiras entre Inglaterra e Gales e entre Inglaterra e Escócia (border = fronteira). Diferente das outras raças o Border Collie foi selecionado pelo trabalho e não pelo padrão,o que explica a variedade de cores,orelhas entre outros.
Este bicho é o bicho: http://www.youtube.com/watch?v=CQAO-TBvBck
Temperamento:
O Border Collie é uma das raças mais inteligentes, mas sua inteligência também serve para aprender coisas erradas, então se engana quem acha que vai ser um cão de fácil manejo, pois necessita de muita atividade física e mental. Quando as necessidades são atendidas, ele é um companheiro fiel e leal. É um cão que ama trabalhar, podendo fazer isso por muitas horas. É um pouco desconfiado com estranhos e adora caçar outros animais.
Cuidados:
Poucos cães são tão voltados para o trabalho igual o Border Collie o que explica tanta energia e vontade de trabalhar,devido a isso precisa de exercícios diários e também atividades mentais.
Saúde:
Os principais problemas do Border Collie são
Displasia –
CEA(anomalia do olho do Collie) – o que pode ocorrer a cegueira total ou parcial, o exame não é disponível no Brasil, o proprietário tem que enviar a amostra de sangue para os EUA para análise.
Intolerância a ivermectina um componente de antiparasitário pode causar problemas neurológicos.
Curiosidades da raça:
Por ser a raça mais inteligente do mundo é muito utilizada em comerciais,filmes,esportes caninos (agility, fly Ball,frisbee), no agility por exemplo só compete entre eles.
O Border Collie utiliza para pastorear o Power eye que ao invés de morder, ele intimida a “presa” com seus olhos. Inclusive nas provas de pastoreio com ovelhas o cão não pode morder.
Bibliografia:
Livros – Cães os amigos mais fiéis do homem,Cães Dr.Bruce Fogle.
Sites: http://petcare.com.br/blog/perigo-collie-border-collie-pastor-de-shetheland-e-a-ivermectina/