Devo ter um cão?

Devo ter um cão?

Apesar de serem encantadores, os cachorrinhos dão muito trabalho e antes de comprar ou adotar um deve se levar em conta algumas questões. Não deve ser adquirido por impulso, devemos levar em consideração que é uma escolha para os próximos 15 anos. Se catar as fezes, tiver seus sapatos mastigados e levar seu cão para passear mesmo tendo um quintal grande, você não se encaixa no perfil de dono. Mas se você já levou todos os onerosos deveres em consideração e tomou a decisão sabiamente, a escolha de dividir sua vida com um cão pode levar a uma das relações mais benéficas, duradouras e maravilhosas.

Prós

  • Amor incondicional.
  • Companheirismo.
  • Oportunidade para conhecer outras pessoas.
  • Redução nos níveis de estresse.

Contras

  • Responsabilidade
  • Custo
  • Tempo

Observação pessoal: Na minha opinião perto dos prazeres que é ter um cão, não existe ponto negativo,  a não ser a vida breve deles. Mas eu sou doido com meus cães, tanto que larguei a gerência de uma empresa para trabalhar com cães e também ficar mais com os meus, mas claro que temos que pensar bem antes de tomar essa decisão.

Que tipo de cão é melhor para mim?

Ficamos em dúvida em qual cão escolher, para isso vamos falar sobre algumas questões que devem ser levadas em consideração.

Energia: Para saber qual cão levar pense antes no seu nível de energia. Por exemplo, se você gosta de praticar esportes e quer um companheiro para correr, caminhar ou fazer trilhas um Pug não é uma boa opção, agora se você gostaria de ficar assistindo televisão ao lado do seu animal um Border Collie não deve ser o escolhido.

Seu ambiente: Acredito que há pouca diferença entre apartamento e casa. Pois em ambos o passeio com o cão é necessário. A principal questão é que em apartamento convivemos com o animal durante todo o tempo e para a relação ser sadia o cão deve saber desde cedo as regras da casa. Mas é evidente que um cão de porte grande irá dar mais trabalho em apartamento  do que um cachorro de porte pequeno,porém cães de pelos longos não devem ficar fora de casa,pois pode acabar gastando mais com o banho e tosa.

Seu fluxo de caixa: Todos os cães necessitam de cuidados com isso o quanto temos disponível para gastar com os nossos amigos de quatro patas deve ser levado em consideração. Por exemplo se o orçamento para o cachorro é curto, a pessoa deve evitar cães de grande porte, pois estes tem um gasto mais elevado com alimentação, medicamento e procedimentos veterinários já que a maioria  são de acordo com o peso do animal, ou cães que necessitam de idas frequentes ao banho e tosa.

Tempo: Apesar de todos cães necessitarem do seu tempo,algumas raças necessitam menos que outra, por exemplo cães ativos irão necessitar de caminhadas mais longas. Mas todos eles necessitam de cuidados e atenção. Portanto, se você não tiver tempo disponível, não adquira um cão.

No Comments Yet.

Leave a comment