Cães medrosos

O que é o medo?

Medo é uma reação emocional que ocorre quando o animal se sente ameaçado, gerando um estado de alerta. Normalmente as dos cães a esse sentimento são tentativas de fuga ou agressividade ao estímulo causador do medo. Há casos em que o medo é tão intenso que acaba se tornando uma fobia, e então o animal entra em pânico. Casos semelhantes podem ser observados em pessoas, por exemplo, algumas possuem fobia a ratos, baratas, palhaços, etc.

O que pode gerar o medo?

Experiências negativas, má socialização e pré-disposição genética podem ser responsáveis por esse sentimento. Vou exemplificar algumas situações:

O que não devo fazer?

Algumas pessoas acreditam que fazer carinho faz com que o cão aumente o medo, isso não é verdade, mas esse erro ocorre porque quando o cão recebe carinho, entende que aquela reação que ele teve ao medo está correta e isso faz com que ele repita essa reação. Outros pensam que andar na frente esticando o peito faz com que o animal perceba que não precisa ter medo daquela situação, não é verdade porque se fosse verdade não precisaria ser repetidas em todas as vezes que essa situação ocorre, mas caso você demonstre medo diante do estimulo pode reforçar o medo do animal.

Sinais de medo e estresse:

Alguns sinais são observadas em situações que o cão se sente desconfortável, são eles:

Coçar; latir; correr em círculos; pular nas pessoas; ofegar; chacoalhar; orelha para trás; deitar; espirrar; rolar de barriga; rosnar; tremer; rabo entre as pernas; babar; fechar os olhos como estivesse com sono; congelar.

Devemos lembrar que é sempre importante observar a circunstância que o animal está apresentando esses sinais.

O que posso fazer para o cão diminuir o medo?

Você já deve ter percebido que não é simples tratar o medo, mas o principal é descobrir realmente qual é a causa dele. Lembre-se que é sempre importante procurar um profissional qualificado, para que solucione corretamente o problema. As experiências positivas podem ajudar seu cão a superar seus traumas e sentir-se mais confortável em situações adversas.

Por Augusto Lavinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.