Antes de entrar no assunto, queria deixar bem claro, que o melhor cachorro é aquele que a gente tem. Eu já tive cães de raça e SRD, não tem comparação, todos são especiais. Outra questão importante é que não são os cães os responsáveis pelos cachorros abandonados, essa responsabilidade é única e exclusivamente dos donos de cães, por isso a decisão de ter um cachorro é muito séria.
Cães de raça
OS cães de raça foram selecionados de forma artificial pelo ser humano, cruzando cães com base na estética, temperamento e aptidões. Justamente por isso que conseguimos definir como que aquele cachorro deve ser a nível de comportamento, tamanho, pelagem e doenças. O pedigree serve como um certificado de que aquele indivíduo é realmente a raça que você escolheu.
Porque escolher um cão de raça
- Saber o tamanho que o cão irá ficar.
- Saber quais aptidões são esperadas daquele animal.
- Saber qual o temperamento.
- Saber quais doenças o cão pode ter.
SRD ( Sem raça definida)
Primeiramente temos que saber o que é um cão sem raça definida, correto? Como o nome já fala o SRD é a mistura de raças, que não dá para saber muito a respeito, por exemplo uma mistura de Border Collie com Labrador, não dá para falar com exatidão qual vai ser o tamanho, pelagem, temperamento.
Mitos sobre os SRD
- Podem comer qualquer coisa.
Não é porque o cachorro se alimentava de restos antes de ir para sua casa, que ele não necessita de uma dieta balanceada.
- Não precisa de ir ao veterinário.
Não é porque o cão nunca foi ao veterinário que ele não precisa de ir regularmente.
Porque escolher o SRD
- Menor propensão em ter doenças de origem genética.
- Ser uma caixinha de surpresas.
- Baixo custo inicial.
- É um cachorro exclusivo.
Depois dessas informações, o que é melhor? Na minha opinião o melhor é viver na companhia dos cães, sejam eles cães de raça ou SRD.
Em breve falaremos sobre: Como escolher um criador sério? Quer saber mais sobre os cães? Mande um E-mail para contato@leaupet.com.br, terei prazer em te responder.
Por Augusto Lavinas