Quais exercícios são interessantes para cães e gatos?

Brinquedos interativos: Os animais podem fazer atividade em casa, cães e gatos podem comer em brinquedos dispensadores de alimentos, esses brinquedos são interessantes porque o animal tem que trabalhar para conseguir o seu alimento. O tutor pode utilizar brinquedos estilo quebra cabeça que irá trabalhar o raciocínio do animal.

Gatos: Arranhadores, caixas de papelão com buracos, tocas, prateleiras para o gato pular, bolhas para caçar, varinhas com fita para brincar de caçar.

Cães: kongs(brinquedos recheáveis e que o cão irá mastigar e lamber para retirar o alimento), brincadeiras de esconde esconde(o tutor esconde um brinquedo, petisco e fala para o cão ir procurar, pode ser feito com o tutor se escondendo também, bolinhas, frisbee.

Caminhadas: caminhadas são importantes para nós humanos e também para os animais, mas tem um significado diferente para ambos. Para nós a caminhada, é na maioria das vezes uma simples atividade física, já para os animais a caminhada é para conhecer o território, sentir o cheiro das arvores, dos outros animais que estiveram naquele lugar, procurar alimento, o gasto energético acaba sendo uma consequência.

Treinos: os treinos também podem ser uma forma de cansar os animais fisicamente e mentalmente, comandos, truques,

- Como observar o limite de cada animal?

Igualmente ocorre com os seres humanos a atividade física tem que começar de maneira moderada e ir aumentando gradativamente de acordo com a melhoria do condicionamento físico, o mesmo ocorre com os animais e para saber se o seu animal está no limite ou perto dele, basta analisar se está desestimulado com o passeio e se está muito ofegante, caso ele esteja assim possivelmente você está perto ou já atingiu o limite do seu cão.

- Quais cuidados devem ser adotados para não haver exageros?

Com os filhotes devemos tomar cuidado, porque o seu corpo ainda não está formado e nem preparado para longas atividades.

Já os animais idosos devem fazer exames antes de começar a fazer as atividades para que faça exercícios de acordo com sua capacidade.

Com relação as caminhadas devemos tomar cuidado com o sol, por isso é importante caminhar no começo da manhã ou no final da tarde e hidratar bem o animal e ficar atento ao limite. Com relação as caminhadas com os gatos temos que tomar cuidados com cães soltos, por isso as vezes é mais seguro praticar atividades dentro de casa com os gatos.

Já com os brinquedos interativos é importante a supervisão, principalmente se o brinquedo acabou de ser apresentado ao animal.

- Quais benefícios as atividades físicas trazem do ponto de vista comportamental?

Os benefícios para a atividade regular são vários como por exemplo melhoria da relação tutor e animal, produção de endorfina, socialização, diminui o estresse dos animais e como consequência diminui a destruição em casa.

- Quais benefícios as atividades físicas trazem do ponto de vista da saúde?

Os benefícios são: melhora da atividade cardiorrespiratória, diminuição da predisposição da diabetes e controle de peso.

- Qual o tempo ideal de prática de exercícios para os pets?

Isso é muito variável por exemplo os filhotes têm explosões de energia, mas logo cansam, já os cães adultos devemos analisar o porte, nível de energia, idade e etc.

Média de caminhada de acordo com a energia do animal

Animais de baixa energia de 10 a 20 minutos.

Animais de média energia 20 a 30 minutos.

Animais de alta energia acima de 30 minutos.

O ideal é que as brincadeiras parem enquanto o animal ainda quer brincar, porque caso a brincadeira se estenda mais do que ele queira, pode acabar considerando aquela atividade desinteressante e assim perdendo a vontade.

Por Augusto Lavinas

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário