O cão puxa a guia o que eu faço?

Você leva o seu cão para passear ou é ele que te leva? É muito comum ver cães que puxam a guia e, literalmente, levam seus donos para passear. Infelizmente, em alguns casos, isso torna o passeiodesagradável e cansativo para ambos. Porque o cão puxa a guia? O cão faz algo para evitar ou conseguir alguma coisa. Então se ele está puxando uma das duas coisas está ocorrendo. Exemplos:

  1. Ele puxa porque você o segue.
  2. Percebeu que tem algo que o incomoda no seu pescoço e quer se livrar dele.

Acessórios para o passeio Gentle leader/cabresto: É uma boa opção, principalmente para cães de porte grande ou gigante. Porém é necessário fazer uma adaptação ao cão, porque no início ele sentirá um desconforto ao usar. Easy walker/ peitoral de treinamento: É o que eu mais gosto e indico. Diferente do peitoral convencional a parte que conecta a guia vai na frente, fazendo com que quando o cão puxe ele seja movido para a lateral e consequentemente afastado do estimulo que ele deseja. Coleiras de pescoço: Prefiro coleiras de pano, nylon ou de fitas mais grossas. Mas para utilizar essas o ideal é que o cão já saiba como andar sem puxar a guia, para evitar traumas na traqueia. O comprimento da guia: deve permitir uma boa movimentação para o cão, sem que fique tensionada (esticada). O comprimento indicado é de 1,5 a 2 metros.   Porque não utilizar enforcador?

  • O enforcador pode causar lesões na traqueia.
  • Os cães podem associar o desconforto causado pela coleira ao estímulo que está a sua frente que pode ser uma pessoa ou outro cachorro e isso irá fazer com que tenha medo ou seja agressivo com os mesmos.
  • Se tem outras opções melhores, porque usar uma que pode trazer prejuízos? DIGA NÃO A ESSE TIPO DE COLEIRA.

Como ensinar? Treino em casa: Comece sem guia e coleira, no corredor da sua casa.

  1. Exercício de foco, recompense sempre que o cão olhar para você. Quando ele aprender que irá ganhar quando olhar no seu olho.
  2. Fale olha e logo depois faça algo para ele olhar no seu olho e depois recompense.
  3. Pegue um petisco e comece a andar recompense sempre do mesmo lado e atrás da linha do joelho. O cachorro irá perceber que é bom ficar atrás de você.
  4. Depois coloque a coleira e faça o mesmo.
  5. Faça o mesmo exercício na porta da casa/prédio.
  6. A medida que o cão aprender o que deve ser feito vá aumentando os níveis de distração.

Mas se o cão puxar o que devo fazer?

  1. Não ande, ele está puxando porque quer andar e se você parar ele não vai ter o que deseja. Assim que ele ficar calmo e a coleira diminuir a tensão volte a andar.
  2. Mude a direção por diversas vezes, com isso o cachorro vai prestar atenção em você.
  3. Nunca solte o seu cão em praças quando ele estiver puxando, isso ensinará que para conseguir o que ele quer ele deve puxar.
  4. Para soltar ele em praça peça um senta e depois solte.

Por Augusto Lavinas

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário