Cachorros não gostam de apanhar

Apesar de ser óbvio que os cachorros não gostam de apanhar muitas pessoas ainda agridem os mesmos seja com gritos, tapas, jornais, esfregões ou qualquer outro tipo de agressão. Sempre com o argumento que alguém já fez dessa forma e resolveu.

“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.” Mahatma Gandhi

 

Algumas frases comuns nesses casos são:

“Já fiz de tudo, mas ele é burro”

“Ele sabe, mas erra de propósito”

Se o cachorro não faz o que a gente quer tem algum motivo e com certeza não é que ele gosta de apanhar.

Então vamos entender alguns exemplos:

 

Necessidades no local errado:

Punições mais comuns

  • Esfregar o focinho e depois levar ao local desejado.
  • Bater com um jornal ao lado do cão e depois levar para o local correto.

1º.  O local é errado para quem? Para o dono, pois o objetivo do cachorro é se aliviar.

2º. Se você sofresse uma agressão e sempre fosse colocado nesse local, você iria ficar tranquilo nesse ambiente? Eu acredito que não, e por isso muitos cães odeiam ficar onde os tutores o colocaram para fazer as necessidades.

Cães que mordem

Os cães mordem por vários motivos, inclusive de brincadeira. Mas porque vários cães têm demonstrado agressividade?

Simples, você o está treinando para isso.

Ex. Você faz algo que o cão não gosta (abraçar forte, beijar e etc.) ele demonstra a todo tempo que não está gostando desse tipo de interação, mas você continua, o cão te morde e você o solta na hora. Pronto acabou de ensinar para o seu cachorro como ele deve parar as coisas que ele não gosta.

Como piorar a situação? Por ele ter mordido ele irá apanhar, agora ele entendeu que sua aproximação é perigosa e pode avançar antes mesmo de você encostar.

Perguntas que você deve se fazer: Eu o treinei bastante? Eu generalizei esse comportamento? Ele pode estar sendo recompensado por esse comportamento?

O cachorro não erra de propósito e sim porque o que você considera um erro ele considera um acerto. Por isso a única coisa que a punição vai fazer é piorar a relação de vocês.

Por Augusto Lavinas

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário